O que é esse tal de “Marketing 5.0”?

“Espere aí: quer dizer que existe mais de uma versão do marketing? Quantas são, afinal?!”

Sim!! O marketing está em constante mudança, e esta evolução é um processo natural que está diretamente ligado ao comportamento do consumidor.

Marketing 5.0 é mais um dos conceitos criados por Philip Kotler e, para que você entenda a sequência desta história, vamos detalhar a seguir um pouco sobre cada uma das fases vividas até então.

Marketing 1.0

No princípio, o foco do marketing era a venda direta, centrada no produto, sem dar tanta importância às necessidades e desejos do consumidor. Neste contexto, sequer havia a mentalidade de segmentar o público. Com poucos concorrentes no mercado, bastava destacar os diferenciais do produto/serviço e divulgá-lo para o maior número de pessoas possível. Para isso, a disseminação se dava em meios de comunicação de massa, como o rádio e a televisão.

Marketing 2.0

Nesta fase, as empresas começam a perceber que os consumidores não são todos iguais. O número de concorrentes cresce e as pessoas se tornam mais exigentes com as marcas. Por isso, o marketing passa a se centrar no consumidor. Não mais se tenta convencer o público a comprar o que é produzido, mas sim passam a produzir o que o cliente deseja comprar. Neste contexto, começam a surgir alguns canais de marketing e publicidade segmentados, como revistas especializadas e canais de TV a cabo.

Marketing 3.0

Se antes os centros haviam sido o produto e um segmento de consumidores, agora o marketing passa a ser voltado para o ser humano. O consumidor não quer apenas mais um produto que resolva sua necessidade, ele quer apoiar empresas que compartilhem dos mesmos valores que os seus. Conforme Kotler, este é o fim do marketing tradicional. As marcas passam a ser mais humanizadas e atentas aos problemas ambientais e sociais do mundo. Em meio a isso, surgem as redes sociais, que passam a ser porta-vozes dos desejos e insatisfações do público.

Marketing 4.0

Com consumidores cada vez mais críticos, o marketing se viu obrigado, novamente, a se adaptar. A internet passou a fazer parte da vida das pessoas o tempo inteiro, e as empresas precisaram apresentar ferramentas que atendessem tanto o público físico, quanto o digital, durante toda a jornada de compra. Além disso, o compartilhamento de experiências se tornou indispensável, influenciando diretamente os comportamentos de compra. O reconhecimento social passa a ser determinante. Apesar de todo este movimento, esta foi apenas uma fase de transição para o que chamamos hoje de Marketing 5.0.

Mas o que é Marketing 5.0?

Se até então as ferramentas digitais tinham o intuito de apenas criar conexões entre marcas e o público, agora a tecnologia passa a ir muito além. Ela garante informações em tempo real para tomadas de decisões mais ágeis, precisas e embasadas em testes que prevêem resultados das ações de marketing. Ou seja: passa a ser uma ferramenta que ajuda os profissionais a criar, comunicar e entregar valor ao cliente – a partir da integração entre tecnologia e comportamento humano.

Saiba como aplicar o Marketing 5.0 em sua empresa

Primeiramente, é importante ressaltar que essa implementação pode levar um tempo, mas, seguindo as orientações abaixo, você já estará dando os primeiros passos.

Invista em tecnologia avançada: não pense que a digitalização do seu negócio se limita apenas à presença nas redes sociais e à criação de um e-commerce. Tecnologias como inteligência artificial, machine learning, deep learning e internet das coisas devem fazer parte do seu planejamento.

Crie um ecossistema de dados: eles devem estar presentes do início ao fim do seu projeto. É importante ter diferentes fontes e uma ferramenta que integre todas estas informações e gere inteligência a partir do seu tratamento e análise. Lembre-se que um dos pilares do Marketing 5.0 é o bem-estar das pessoas, então, definir políticas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é muito importante.

Trabalhe com metodologias ágeis: o Agile Marketing diz respeito a responder em tempo real às demandas e expectativas dos consumidores. Para isso acontecer, algumas soluções são adotar ciclos curtos de trabalho, equipes multidisciplinares, colaboração e interação, ao invés de longas campanhas de marketing que só respondem ao mercado em seu fim, quando já perderam o timing.

Mapeie a jornada tecnológica do consumidor: em outras palavras, entenda os passos do seu público em sua trajetória até a compra, de olho nas tecnologias que ele possa estar utilizando para chegar aos seus produtos.

Torne a tecnologia mais pessoal e experiencial: use a tecnologia ao seu favor para aprimorar o contato das pessoas com a sua marca. Deixe de lado o contexto comercial e tenha a intenção de realmente fazer bem para o consumidor, não apenas induzindo-o à compra.

Estas são apenas algumas dicas, mas, como já adiantamos, essa adaptação não acontece da noite para o dia, pois exige uma mudança de cultura e comportamento da marca. No entanto, este é o momento ideal para aproveitar todos os recursos tecnológicos disponíveis para se aproximar do seu consumidor, tornando sua empresa cada vez mais significativa.

Gostou de entender um pouco mais sobre como funciona o Marketing 5.0 e quer implementá-lo em sua empresa? Então entre em contato com a Respira Comunicação e veja como nossa equipe pode auxiliá-lo!

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