Por que é importante investir na criação de uma marca profissional para o seu negócio?

Sem dúvidas, criar uma marca vai muito além de um logotipo. Será o conjunto de requisitos, como nome, slogan, cores, design, entre outros, que serão fundamentais para a projeção de um conceito.

Ela é um elemento essencial para atrair novos clientes, reter os antigos e fidelizar novos. E, sendo forte e consistente, irá diferenciar sua empresa da concorrência, aumentar a lembrança dos seus serviços e produtos na mente dos clientes e agregar valor ao seu negócio.

É preciso que ela represente o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade ao negócio: a força, o visual, o devir, a capacidade de transformação do seu trabalho para atender às necessidades do consumidor, garantindo assim, excelência em satisfação e experiência a quem escolhe o seu empreendimento.

Mas, partindo do princípio que o logotipo é a identidade visual da sua empresa, e será a primeira impressão que seus consumidores terão, ela deverá carregar o conjunto de atributos e benefícios que o negócio oferecerá para conquistar o seu público. É o que faz a conexão do cliente ao produto.

Continue a leitura e veja algumas dicas na hora de construir uma marca.

  • Se o seu design for construído por meio de uma forte pesquisa e focado no seu público-alvo, mais chances você terá de construir um relacionamento de confiança com o seu cliente – ainda mais hoje em dia, em que as primeiras impressões são cada vez mais importantes.
  • É fundamental que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam bem definidos. O empreendedor deve ter o entendimento claro do que o negócio é hoje e como pretende ser amanhã, considerando as atividades e o público final.
  • O desenho da marca precisa comunicar. A construção envolve pesquisa e reconhecimento, precisa ser original e atraente, informando com objetividade os pontos fortes do negócio.
  • Realize pesquisas com clientes efetivos e potenciais, parceiros e funcionários, a fim de perceber qual a imagem que sua empresa transmite e verificar se condiz com o que se espera e é anunciado.
  • Um logotipo bem construído precisa de identidade verbal e visual. É assim que ele ganha legitimidade no discurso escrito, falado ou imagético. E esses requisitos o deixarão mais significativo para que os seus clientes possam diferenciá-lo e ajudar a entender o motivo pelo qual você está no mercado, ou seja, ele terá uma grande responsabilidade em dizer por que você é importante.
  • Agregar valor ao seu produto ou serviço é um dos objetivos de uma marca forte. É este valor que permite que os produtos e serviços de uma empresa demandem um, possível, alto investimento – pois, se você investir na criação de todos os aspectos relevantes da sua identidade visual e conseguir diferenciar sua empresa de seus concorrentes, também poderá estabelecer preços mais altos.
  • A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente. Materiais impressos e digitais, arquitetura e decoração precisam se comunicar uns com os outros, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no seu uso.
  • Seu website, assim como as imagens, logotipo, nome, slogan, anúncios e outros elementos de marketing precisam estar em consonância e transmitir a mesma mensagem, pois ter elementos de design diferentes e conflitantes pode ser um empecilho para uma comunicação clara e transparente. Desta forma, é importante ter um conjunto definido de diretrizes que o ajudem a permanecer na mesma direção.
  • Além da criação, é preciso pensar em protegê-la. Caso ela não esteja segura, todos os seus componentes poderão ser utilizados pela concorrência. Quando você a registra, também protege o seu logo de imitações. Além disso, sua marca torna-se praticamente um ativo do negócio. Tanto as pequenas, médias e grandes empresas, bem como startups, devem pensá-la como um investimento e não apenas como um custo. O registro pode ser feito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Então, agora sabemos que o processo de sua criação envolve diversas etapas e estratégias e, com um mercado cada vez mais competitivo, em que os consumidores buscam empresas nas quais possam confiar, é importante contar com profissionais qualificados para garantir que ela reflita a identidade, os valores da empresa, e esteja alinhada com as expectativas dos clientes.

Nós, da Respira Comunicação, entendemos a importância da construção de uma marca forte e consistente para o sucesso do seu negócio. Com uma equipe de profissionais engajados e experientes, desenvolvemos estratégias personalizadas e humanizadas para cada cliente, com o objetivo de transmitir a sua essência e se destacar.

Além disso, estamos sempre atentos às novas tendências do mercado e às mudanças no comportamento dos consumidores, o que garante que a marca criada esteja sempre atualizada e alinhada com as expectativas dos clientes.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar a sua empresa nessa construção.

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